• banner_908x335
Em 29.12.2014 - Por Eva Mota

Passo a passo: Como reformar uma máquina de escrever

Ela chegou tooda down, enferrujada, empenada, torta, troncha. Tadinha da bichinha. Veio do pedido de uma querida amiga que ganhou a máquina de escrever e queria uma cara nova. A única exigência era uma cor vibrante.

Pra começar o trabalho, baixou meu sogro em mim. É que ele trabalhou por anos com reforma e manutenção de máquinas de escrever, então, sabe tudo e mais um pouco. Desmontei as peças que sabia que ia conseguir montar de novo. As mais básicas.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria

Peguei uma lixa pra metal, que é bem grossa e passei por todas as peças. Alisou os riscos e nivelou as partes enferrujadas.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria2

Em seguida passei um primer pra metais com um rolinho. Foram duas demãos. Deixei secar bem.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria3

Depois foi a hora de aplicar a tinta spray. Escolhi o amarelo e coloquei todas as peças dentro de uma caixa funda. Pintar com tinta spray em apê pequeno sem varanda é dose. Quem já tentou sabe que o spray solta um pó de leve que vai sujando tudo. Mas só aprendi depois de colorir o rejunte do piso da sala :D É preciso aplicar devagar e de longe, uma distância de 25cm mais ou menos. A primeira demão deve ser só o pó mesmo, quase nada. Aí vai pintando, uma, duas, três demãos até cobrir tudo. Se escorrer, limpa com um jornal ou outro papel grosso e refaz a pintura de leve.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria4

Deixei secar de um dia pra o outro. Já era noite, então deixei pra terminar na manhã seguinte. E foi um desafio, acordar sonolenta com as “vista trocada” pra encaixar micro mini parafusos. A máquina é uma Olympia super antiga, toda em ferro e realmente muito velhinha, precisando de uma manutenção danada, mas de quem entenda. Eu só fiz dar um tapa no visu dela.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria5

Em vez de deixar só na cor, quis compor com este adesivo lindo, com mandalas em flores.

Apliquei o adesivo em partes que também estavam sem pintar.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria6

Aí o resultado, genten!

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria7

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria8

A maquininha foi pra dona que ficou super feliz e gradicida! Espero que vocês tenham gostado.

Um beijo grande pra todo mundo cheio de carinho e gratidão. Foi muito bom poder fazer parte desse blog tão amado este ano. Que 2015 nos traga mais alegria, energia e criatividade pra gente compartilhar um com o outro!

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria9

 

Eva Mota é jornalista e designer de interiores, mora em Vitória da Conquista e é casada com um cara que ama e produz cinema. Após alguns anos aparecendo nas telinhas como repórter de TV, resolveu apostar no seu lado criativo e inquieto, e hoje além de escrever no blog Ateliê Casa de Maria, também empreende e cria coisas lindas para a Lojinha Casa de Maria.


 

PageRank

Conheça nossos produtos