• Conheça o nosso novo projeto!!!
    fazer o que banner
Em 03.02.2017 - Por Ana Medeiros

Dicas para um cantinho da leitura (E o que fiz no quarto dos pioios)

Desde sempre quis fazer um cantinho da leitura para os pioios, alias, a grande intenção em não colocar guarda-roupa no quarto deles foi pra que sobrasse alguns poucos metros pra montar a cabaninha, colocar um tapete fofinho, almofadas e uns suportes para os livrinhos na parede (na pegada montessoriana, assim como o quadro negro ao lado. Tudo ao alcance das mãos, rs).

Ah, calma: Sei que estou devendo mostrar o quarto todo, mas já gravei um vídeo tour mostrando detalhes. Se inscreve no canal que assim que acabarmos de editar, subo lá.

cantinho7

Não preciso convencer vocês das vantagens de um cantinho da leitura para os pequenos né? Estimular o hábito é indiscutivelmente necessário, e nesse momento de alfabetização (De Vínicius, no caso), tem sido bem importante e muito lindo acompanhar a evolução na leitura. Confesso que temos lido bem pouco nessas férias, tínhamos combinado uns livrinhos e horários, mas acabou não rolando por causa das saídas dele pra dormir na casa do primo, do avô, da tia…mas já combinamos em voltar a nossa rotina.

cantinho9

Vini desde bebê gosta de livros, ficava impressionada em como ele folheava direitinho as páginas, sem rasgar, se preocupava se estavam na bolsa sem amassar e sempre passava um bom tempo distraído com as figuras e os exemplares interativos. Bernardo é menos cuidadoso, mas ama ouvir uma historinha, ainda que tenha alguma dificuldade em se concentrar até o fim da história, hahaha.

cantinho3

Como acaba um monte de gente perguntando de onde são as coisinhas, vamos lá:

A cabana comprei numa campanha de Westwing, então não sei quem são os fabricantes (Se alguém souber pode me avisar aí nos comentários). Mas tem um perfil lindo que sigo lá no Ig, e eles faz umas bem lindonas, a @cabanas_bacanas. O tapetinho é de uma loja local aqui de Gravatá, as almofadas também foram compradas na Westwing. As prateleiras mandei fazer, iria colocar na DaVó, mas entramos em recesso por lá até eu conseguir organizar a rotina com os meninos. Os ganchinhos de cactos, as penas e os quadrinhos, são da queridíssma Hurra!

cantinho10

cantinho12

cantinho11

Gostaram do resultado?

Agora algumas dicas e outras inspirações lindas:

*O cantinho da leitura já pode ser montado na primeira decoração do bebê, afinal, você já pode ler pro seu filhote desde a barriga. Inicialmente pode ser ali do ladinho da cadeira de balanço que você usará para amamentar, que posteriormente será o lugar onde seu pequeno sozinho, vai começar a se interessar pelos livrinhos.

*Caso não queria uma cadeira de balanço ou outra poltrona no quarto, é ainda mais aconselhável fazer um cantinho no chão mesmo, com um tapete, futon, colchão, cabaninha, muitas almofadas, bichinhos e brinquedos que eles gostam de ter poe perto.

cantinho da leitura 1

*O espaço da leitura deve ser um lugar lúdico e convidativo, então nada de querer deixar àquela coisa com cara de biblioteca municipal do Estado, neah? E lembrando que não necessariamente esse espaço para a leitura precisa ser no quarto, concordam?

*Planeje o cantinho da leitura dentro de um ambiente tranquilo, longe de TVs e que não seja em um local de circulação de toda a família. Esse é um momento onde eles precisam deixar a imaginação fluir, de reflexão. Os livros nos levam para um novo mundo.

*Faça companhia a criança, mostre que esse é um cantinho positivo e também um momento de vocês. Se a criança já souber ler, porque não levar também o seu livro, enquanto ela lê o dela? Crianças seguem exemplos, gravem isso aí.

*E o mais importante: Os livros precisam ficar totalmente acessíveis, onde ela não precise te chamar a cada 15 minutos pra pegar um novo.

cantinho de leitura 2

Agora manda a tua dica aí pra gente também nos comentários e boa sorte com os pequenos leitores <3


 

PageRank

Conheça nossos produtos