Decorando um pequeno banheiro

“Pequeno” é bondade, né? “Mini”, “micro”, “atochado” cairia melhor. O dito cujo tem menos de dois metros e meio de área. Os banheiros aqui do apê, sem dúvida, são os dois locais que se eu pudesse e meu dinheiro desse, botaria abaixo e faria de novo. As louças são feias, a pedra da bancada da pia então, nem se fala. A construtora nos entregou muito, mas muiiiito diferente do que havia prometido. Depois de reclamar várias vezes, desisti e eles só faltaram falar: “Entra pro time, fia” Depois de remoer esta mágoa dentro do meu ser, entendi que a solução deveria caber no bolso, encher os meus olhos e aliviar a dor no coração. #Dramaqueen.

Encuquei numa coisa: Nunca tive um ambiente só meu, tipo, só com uma decor bem feminina, delicada, romântica. Porque eu sou assim. Rá! Pegadjéénha do Malandro. E aqui em casa a divisão foi bem natural, a gente nem fez esforço: marido ficou com o banheiro social e eu com o do quarto. Ambos minúsculos. Olha a feiura do meu. Só havia uma prateleira já pintada com esmalte sintético em spray branco e o espelho ainda por pintar. O espelho antigo era retangular e velho, então comprei a moldura e fiz o reaproveitamento.

1

Decidi então, aplicar adesivo floral. Espelhos e prateleiras seriam de madeira. Fui comprando aos poucos com um precinho bem amigo em uma lojinha que jaz. Fechou. Comprei 4 metros de um contact bem grosso, com ótimo acabamento, cola forte e ainda sobrou. O floral foi perfeito, com uma mistura pastel de rosa, marrom e bege. Iria casar certinho com o que pensava fazer. Limpei a parede antes com um pano seco e um pouco de álcool pra tirar qualquer gordura. Mas eu, que até então, nunca havia aplicado um adesivo tão grande assim em uma parede, não subestimei o poder de uma parceira fundamental:

2

Mas é muito, muito bom usar uma espátula pra isso. Vai tirando as bolhas de ar, acertando o contato do adesivo com a superfície e o resultado é muito bom. Existem alguns tipos de espátula no mercado, com feltro inclusive, já indicados pra a aplicação de adesivos. Pois bem, apliquei tira por tira. O adesivo era vendido no rolo e largura era de 45cm. Logo, teria de fazer os encontros. Mas foi bem simples. Só busquei aplicar uma estampa complementando a outra e deixei as sobras nas extremidades e quinas maiores pra poder aparar certinho depois com um estilete.

3

E olha como os encontros ficaram discretos? Fui com o adesivo até a penúltima peça da cerâmica. Não fui até o chão pra evitar que o adesivo se desgaste na hora de lavar o banheiro. E também porque ficou meio escondido por conta da miudeza dele. Vocês vão ver este detalhe nas próximas fotos.

4

Depois disso, fui renovar as peças em madeira. Na moldura do espelho, crua, apliquei apenas um primer e em seguida esmalte sintético em spray. É bom que seja esmalte sintético, pois protege a madeira da umidade do lugar. E quanto menor o banheiro, mais vapor por ali. As que já estavam pintadas, reforcei o esmalte. No fundo de cada peça, apliquei a sobra de outro adesivo que tinha. Isso também é pra proteger a peça.

E um outro detalhe que daria um quê a mais ao banheiro, sem dúvida foi a colocação de moldurinhas de gesso e espelhos. Eles dariam a pitada retrô que o romantismo pedia. Já tinha delas em casa, parte foi presente de uma amiga e a outra eu comprei há uns dois anos. Ficavam guardadas na gaveta até chegar a melhor hora de serem usadas. Pintei todas elas com uma mistura de amarelo pele, uma pitada de rosa, outra de marrom. Era pra ficar com o tom do adesivo. Depois de seca, passei tinta dourada nos relevos.

5

E foi só isso, minha genten. Fiz muito pouco no banheirinho e adorei o resultado! A sobra do adesivo ainda foi pra caixinha de maquiagem.

6

O porta-papel e o porta-toalha já existiam há tempos e comprei aqui mesmo na cidade. O passarinho e a rosa branca só afirmaram ainda mais que o banheiro pedia um toque de romance e feminilidade.

10 (2)

11

Ainda ganhei mais ganchos pra pendurar acessórios e o que mais quiser.

7

Ah, antes que esqueça: instalei a prateleira com uma furadeira mesmo, mas no rejunte, entre a cerâmica. O espelho maior também foi assim. Acabou que foram as peças que decidiram qual a altura que iria instalar tudo. Os espelhinhos e molduras também foram presos com preguinhos nos encontro e fita banana das fortes e outros pontos.

9

Concluindo: vi que nenhuma construtora féla da mãe ia deixar o meu banheiro sem graça. Nem ela nem a grana curta foram motivos pra eu não fazer do meu canto, o melhor que ele pode ser. Tomara que vocês tenham gostado e ficado com vontade de melhorar o que tá xoxo por aí, viu?

Um beijo, gente querida!

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

38 Comentários

  1. Eu ameiiiiiii ficou lindo demais, e essa vibe romântica deu um toque de glamour no banheiro, esse adesivo é lindo usei ele em meu criado mudo aqui em casa. Amei! Ótimo post!

    • @Jéssica,

      Hahaha ebaa!! Que bom, Jéssica, que bom! Muito obrigada, viu?
      Eu comprei em casa de materiais de construção mesmo, ela é toda de plástico e bem firme. Bem baratinha, menos de R$5,00 aqui. As com feltro você pode encontrar em casas pra material de silk, tá bom?

      Um bjo grande!

    • @Angeli,

      Oi, Angeli! Muuuito obrigada, viu?
      Tem chuveiro sim. E também fiquei pensando nisso quando imaginei o projeto. Mas acontece que consegui um contact muito bom, grosso, com uma cola boa danada. Até a textura dele era diferente daqueles mais finos, sabe? Não lembro o nome da marca, mas sei que ela era indicada pra aplicar em parede mesmo, segundo a vendedora e tinha um mooonte de gente comprando. Até agora tá tudo bem.
      Um bjão!

  2. Geeeente, quanta fofura!!! Amei cada detalhe, o porta papel higiênico então um mimo, o vasinho rosa da caixa d’água e tuudo.

  3. Eva, ficou lindo e o melhor agradável pra seu uso, estou vivendo o drama de não gostar do que se vive e sei o quanto que é ruim, por aqui vou mudando aos poucos, sucesso. Beijos Ivs 🙂

    • @Ivs,

      Oo mulher, muito obrigada! E tu entende, né? Dá uma agonia danada e principalmente quando você financia, espera com tanta expectativa e as empresas não cumprem o que prometem. Mas é isso, né, o bom da criatividade é que ela nasce nestas pequenas dificuldades cotidianas. Mas ó, aqui também é tudo aos poucos, um cômodo por vez e quando o bolso dá. Boa sorte aí, viu? Mas não esmorece não!

      Um bjo grandão!

  4. Achei a ideia o máximo! Dá para mudar não somente o cantinho do lavabo como usado no exemplo acima, mas como em qualquer parede sem vida. A única coisa que faria diferente para não marcar tanto o azulejo após a aplicação do papel , seria uma camada de massa corrida próprio para sobrepor ou até gesso para deixar o papel o mais nivelado possível. Mas a sua escolha de estampas pequenas fez estas “imperfeições” desaparecerem. Uma mega “jogada de mestre” Parabéns!

    Beijos Lidia B.
    http://www.seujeitosuacasa.com

    • @Lidia B.,

      Ooo que lindeza, Lidia!! Muito obrigada! E que dica bacana também, viu? Adorei! Muito obrigada!
      Também pensei nisso da estampa e o contact mais grosso acabou ajudando um pouco. Que bom que gostou!

      Um beijão!

  5. Conheci o site hoje fazendo uma busca na internet sobre dicas de decoração e estou impressionada com tanto capricho e bom gosto. Lindo o site! Amei as dicas, produtos! Parabéns!!!

  6. Nas fotos não deu para perceber mas gostaria de saber se o rejunte entre as cerâmicas ficou marcado após a aplicação do papel contacto? Porque estou com está mesma idéia aqui pra casa mas estou receiosa pois não quero o efeito marcado de cada peça cerâmica. Bjus e ficou lindo está pegada romântica no banheiro.

  7. amei lindo.
    por favor esse papel contato bem grosso, onde posso encontrar pois os que acho sao finos.
    poderia informar
    obrigada
    lucy

  8. Ficou lindo. Minha casa é alugada e eu estava desesperada para mudar o banheiro. Então coloquei papel contact em uma parede e cobri todos os desenhos do banheiro com o adesivo. Amei tbm…

Deixe um comentário

Por favor, deixe um comentário
Por favor, informe seu nome