Antes e depois das louças lavadas na máquina lava-louças.

Lembram do meu último post contando sobre a máquina de lava-louças Brastemp, de como ela estava facilitando o meu dia a dia, principalmente no quesito “ganho de tempo”? E da nossa parceria aqui no blog a partir de agora? Então…

Nos comentários e redes sociais, muita gente me perguntou sobre a real eficiência do seu uso e pediu pra que eu mostrasse aqui um antes e depois, louça suja x louça limpa. Como o pedido de vocês é quase uma ordem, vamos ao que interessa!

Antes de qualquer coisa, vale desatacar aqui o modelo da minha máquina, que é a Brastemp Ative! 12 serviços. Então todas as opiniões são baseadas na minha experiência com ela, óbvio. Segundo que é bom a gente entender como esse eletrodoméstico funciona, então temos basicamente quatro passos:

procedimento1

Essa aqui é a imagem trágica da minha pia da cozinha após almoço e jantar. Como falei no primeiro post, sempre acumulo pra lavar tudo junto. Temos a opção de deixar a louça da primeira refeição já dentro da lava-louças esperando a louça da noite, e pra isso usamos apenas a função ACQUASPRAY, que lava a louça somente com alguns jatos para que a sujeira não resseque com o tempo e dificulte na hora da lavagem em si.

Como vocês podem constatar, tudo estava bem sujinho, rs…

_00

Nas primeiras vezes por causa da ansiedade sem fim dessa pessoa que vos escreve, confesso que não li direito o manual e fui jogando tudo na máquina sem muito critério. Gente, pra uma limpeza eficiente é muito importante acomodar tudo de forma correta, escolher o programa certo de lavagem e usar produtos de boa qualidade (Sabão e secante Finish).

Escolhi o programa de lavagem “Dia a dia” que envolve todos os quatro passos acima, mas temos outros programas, tanto pra louças mais sujas ou pesadas, no caso de panelas, como também para lavagens rápidas e econômicas.

_03

Ana, é preciso tirar o excesso de sujeira na pia e só depois colocar na máquina? Minha mãe dizia que sim e que por isso não via muita vantagem, blá, blá, blá…

Vocês acham mesmo que o pesado fica com a gente, pobres mortais já cansadas de tantas outras atividades? Não, não e não. Vocês precisam apenas tirar a comida que sobrou no prato, da mesma forma que vocês retiram pra lavar na própria pia, pra evitar entupimentos. Abre o lixinho, joga o que ficou de resto lá e já pode acomodar na lava-louças.

_01

E agora o resultado final, o depois…

_02

Se limpa direitinho? Limpa muito bem. A vantagem é que tudo além de limpo sai bem higienizado, já que parte do processo é feito com água quente.  Virei os copos e canecas pra vocês observarem como ficam limpos, assim como os talheres e cumbucas (Eu fiquei meio sem entender inicialmente se os copos colocados de boca pra baixo ficariam limpos e os talheres dento do cesto também, duvidas de como a água iria chegar lá. Dúvidas de principiante, haha).

E só respondendo rapidamente sobre o gasto de água e energia #quebrandomitos:

Consome muita água?

“Enquanto uma torneira semi-aberta por 15 minutos gasta cerca de 117L de água (Fonte: Sabesp), A lava-louças gasta, em média, 20L de água por lavagem completa.

Isto é possível pois ela otimiza a utilização de água durante a lavagem, lavando mais louças com menos água, o que a torna mais eficiente quando comparada à lavagem à mão. Ou seja, cada litro de água é muito melhor aproveitado quando se usa a lava-louças, e com isso pode-se economizar até 6x mais água!”

Consome muita energia?

“Assim como os demais eletrodomésticos modernos, as lava-louças atuais têm baixo consumo de energia. Usando como exemplo o custo do KwH em São Paulo (SP), uma família de 4 pessoas que utiliza a lava-louças (8 serviços) por 2h, todos os dias do mês (30 dias), pagará cerca de R$ 10,00 a mais na conta de energia.”

Sinceramente? Não vejo nenhum motivo pra ainda acharmos que uma máquina lava-louças é desvantagem em nossas vidas. Quem tem muitas outras obrigações no dia a dia e pouco tempo pra dá conta de tudo, ela só traz benefícios.

É isso gente, espero ter ajudado um pouco e tirado boa parte das dúvidas =)

Este post faz parte da parceria entre o ACQMVQ, Brastemp e Finish. Como agora tenho uma máquina lava-louças, e portanto, não preciso mais lavar a louça na mão, tenho mais tempo para me dedicar a fazer atividades legais, tanto individuais como em minha família. Você verá aqui nas próximas semanas um diário de como ando aproveitando o meu tempo livre.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

16 Comentários

  1. Ana o serviço doméstico que mais odeio fazer, isso mesmo ódio mortal rsrs, é lavar louça! Como eu não posso fazer a mãe natureza aguentar todos os descartáveis que eu gostaria de usar para não ter que lavar nada, eu fico deixando a louça de uma refeição para outra – sim seu que isso é suuuuper errado, mas eu já disse que odeio lavar louça?? Já disse pra marido que já que ele não se digna a lavar nem o copo que bebe, e como o povinho daqui de casa gosta de um copo na pia – mais ódio kkkk, resolvi que vou investir em uma máquina de lavar. E sua opinião de consumidora real, pois o que vejo em outros lugares nunca me mostrou mais que a propaganda mostra, só fez fortalecer essa minha decisão. Chega de esfriar a barriga na pia, liberdade já!!! Eita drama kkkkkkkk

  2. muito bom, ajudou bastante. E panelas como panela de pressão, formas de bolo, assadeiras usadas pra frango ou carnes em geral, o desempenho é bom? fica limpinho?(panelas de aluminio)

  3. Oi! Tb comprei uma lavadora de louças Brastemp e ela é uma “mão na roda”.
    A louça sai seca, mas a maquina esté sempre molhada por dentro. Com a tua tb acontece isso?

  4. Oi Ana, estou procurando uma máquina para comprar e me lembrei do seu post, vc pode me confirmar se a sua lava louças e aquela para até 12 pessoas, e se ela fica no chão e se quem faz a instalação é a própria Brastemp ou uma pessoa indicada?

    se puder me ajudar

    Gélia

  5. Minha lava louças é igual a essa sua, mas não está lavando, o sabão fica no compartimento e o ciclo termina é a louça está suja será que estou fazendo algo de errado ou é um defeito? Se puder me ajudar…

  6. Gostaria de saber se você coloca para lavar e já retira a louça seca após o término do processo.
    Porque eu tenho uma de 6 serviços, ligo à noite e só abro no outro dia de manhã e tá tudo molhado.
    Outra coisa, usei o programa Dia a Dia para uma louça suja como a sua e não limpou os pratos e deixou farelo do sabão nos pratos e copos.

  7. Comprei uma lavadora igual a essa, fiz o primeiro teste com a máquina cheia e com o mesmo nível de sujeira, inclusive com uma forma onde havia assado carne. Programei para a lavagem rápida de 30 minutos, e fiquei pasma como a louça saiu limpíssima.

  8. Muito bem Ana, também tenho uma máquina Brastemp 12 serviços. Só de primeira impressão, a pia arrumada, já vale a pena, pois acaba o estresse de ver a cozinha suja! A louça sai limpa e seca, só os plásticos que vou substituir por potes feitos para a ir lava-louça. Eu aprovei a minha, e não entendo também porquê não adquiri antes! 😀

  9. Oi, Ana,
    Comprei uma lava louças brastemp e ainda tô aprendendo como utilizar. Minha escolhida foi uma Black de “12 serviços”, pensando em botar todas as panelas pra lavar nela (todas mesmo kkk). E pra ajudar, assim como você fez, quem tem dúvida, postei lá no meu blog 2 post’s bem legais http://www.fazsimples.com.br/lavadora-de-loucas/ (ensinando como escolher o modelo ideal) e http://www.fazsimples.com.br/lava-loucas/ (se realmente vale a pena o investimento).

Deixe um comentário

Por favor, deixe um comentário
Por favor, informe seu nome