Separando ambientes sem construir paredes…

As pessoas sempre pedem pra postarmos sobre ambientes pequenos e “apertamentos”. Recebi esse email da Paula Santos e achei que seria uma ótima oportunidade de falarmos sobre as tão requisitadas dicas para conviver bem com os poucos metros quadrados. Dessa vez, vamos falar em como dividir ambientes sem levantar paredes, ainda mais pra quem mora em imóveis alugados.

Oi Ana,

Sou casada a cinco anos e morava num belo apartemento de 3 quartos, muito espaçoso, com uma área de serviço gigante, cozinha do jeitinho que planejei (papi que fez para mim) enfim… perfeito!!!! Até que um belo dia, esposo chegou para mim e disse: “- Paula, se eu continuar pegando esse trânsito todo dia eu vou morrer!!!!”. Ah! esqueci de dizer que esta belezura de apartamento fica à aproximadamente 40km do centro da cidade do Rio de Janeiro (local de trabalho), num pequeno lugarejo chamado XERÉM, no final da descida da serra de Petrópolis!!!! (já ouviu falar??)

Como não queira ficar viúva tão cedo (na ocasião eram 3 anos de casamento!) ele me propôs a mudança! Alugamos um apê bem pequenininho só para dormirmos e no fim de semana voltamos a Xerém para ficarmos no Sítio (ah! temos um sítio!!! Adooooorooooo!!!).

Como não temos filhos… um apê pequeno… tá beleza!!

Resumindo (agora vem o drama!!!) Tive que transformar um apartamento de 3 quartos em um mini kitovo (é assim que o chamamos!) na Lapa. Vendi algumas coisas, deixei minha bela cozinha que papi fez para trás (com uma dor de corno do caramba! Pq alugamos este belo apartamento em Xerém City para um casal de amigos com seu filho. Assim ajudaríamos a pagar o nosso aluguel aqui no Rio!), uma área de serviço espaçosa, tb com armários feitos por papi… entre outras coisas!
O resultado foi esse aí das fotos!

Resumindo (agora vem o drama!!!) Tive que transformar um apartamento de 3 quartos em um mini kitovo (é assim que o chamamos!) na Lapa. Vendi algumas coisas, deixei minha bela cozinha que papi fez para trás (com uma dor de corno do caramba! Pq alugamos este belo apartamento em Xerém City para um casal de amigos com seu filho. Assim ajudaríamos a pagar o nosso aluguel aqui no Rio!), uma área de serviço espaçosa, tb com armários feitos por papi… entre outras coisas!

O resultado foi esse aí das fotos!

Não sei se isso é brega, se é usual, sei lá! Mas queria dividir “a sala do quarto”. Coloquei este movelzinho de caixotes (adooooro caixotes) aí – ainda vou terminar – entre a cama e o sofá (sala e quarto) mas, minha intenção é dividir melhor. Estava eu pensando…se eu colocasse uma cortina de voil, bem grande, ficaria legal?! Tem jeito?!
O que você acha?!

Paulinha, também adoro caixote, mas acho que ele não resolve o seu problema. Separei algumas sugestões pra que esses ambientes fiquem mais isolados sem perder essa ideia do “integrado”, que acho super bacana. Talvez, nem todas se apliquem ao seu caso, acho que o sofá toma um espaço grande e você não conseguirá, por exemplo, colocar uma estante ai no meio. Mas ficam as dicas pra quem sofre do mesmo problema e espero que te ajude de alguma forma.

Mais duas opções…

Tem mais opções?? Tem sim senhor!

Você também pode usar aquelas cortinas de continhas, fitinhas e penduricalhos, algo mais artesanal mas que não fuja tanto da sua atual decoração (Tipo, não combina colocar uma cortina de conchas do mar ne?). Pode pintar essa parede onde a cama e o sofá estão encostados, sendo a parte do quarto de outra cor diferente da atual. Um painel de madeira com as proporções corretas (não adianta fechar tudo, vai ficar feio,rs) também ficaria legal, meu marido já fez um projeto de um círculo vazado com umas prateleiras no meio, ficou bacanérrimo.

17 COMMENTS

  1. Adorei as ideias…acho que a estante dará mais privacidade.
    Voltei com um novo blog, um pouco diferente mas que, no fim é tudo igual.rsrs
    Beijo:)
    Janice

  2. Ana, adorei as dicas! Adoro biombos, ainda vou arrumar um lugar pra colocar um na minha casa rs
    Acho que uma dica pra Paula também seria trocar o sofá por um de 2 lugares, se ela tiver essa possibilidade! Liberaria um espacinho entre a “sala e o quarto”!
    beijos

  3. Vendo essas fotos fico imaginando como seria mora num espaço tão pequeno, aqui as casas são bem caras mais tem espaço.
    Seria legal se ela trocasse o sofa por 2 lugares e colocasse a dica da cortina tipo painel ficaria legal. BJOS

  4. acho que tambem ficaria bem se colocasse a cortina ou a estante e voltasse as costas do sofa para cama. assim até mesmo so o sofa ja separava os ambientes.

  5. Posso me meter? hahaha.
    Eu acho q se ela mudasse o sofá e o colocasse de costas para a cama, e colocasse uma cortina fininha atrás, entre a cama e o sofá, ela não perderia nem claridade, nem espaço. Eu fiz algo parecido na minha sala, mas foi só o sofá, para dividir a área de brincar e leitura com a sala de tv.
    Bjinhos

  6. Ah, e ainda dá pra colocar uma poltroninha naquele cantinho do lado daquela mesa (maravilhosa!!!) de computador, meio de lado com a mesinha de caixotes do lado. Pronto,me meti em duas etapas! hahaha.
    Bjinhosss

  7. Acho q a melhor soulução para o espaço é a cortinha de painel, mas as outras ideias são bem legais também.
    Bjos
    Maysa -http://mulhermultifacetadain.blogspot.com/

  8. Eu sou uma admiradora tua, adoooooooro teu bloguito, a maneira que tu escreves, te acho super, super original, sem fantasias. Recentemente fiz um blog também, ainda falta aprender muitas coisas. Faço um pouco de tudo, costuras, pinturas e croches, passa no meu blog pra conhecer, tu estás de parabéns, tudo aqui é legal, a fala, os posts, tudo, tudo. Eo Vinico?? Adoro quando falas dele. Um grande abraço, visitarei sempre por aqui.
    Ana Barão
    http://www.coisitasdaanita.blogspot.com.br

  9. Adoreiii nossa estava aqui matando a cabeça como vou fazer com meu novo apartamento que também não possue quarto dividido, e aqui veio a solução a cortina tipo painel é perfeito para o ambiente. Amei a dica. Bjs

  10. Tenho um quarto não muito grande … Gostaria de saber como posso fazer para colocar duas camas separadas para que um não escute o ronco do outro… Obrigada

  11. Me mudei para uma casa que o balcão divide a sala da cozinha, só que na cozinha só tem uma tomada,é o espaço é curto,quero isolar a sala da cozinha sem colocar parede, pois a casa é de aluguel,e preciso colocar móveis que vão ficar de costa para sala,encostada no balcão do lado de dentro,o que faço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here