Sobre morar em casa alugada e decorar sem medo

Quem é apaixonado pelo “morar”  e todo mês paga aluguel, sabe que é difícil desencanar daquele clichê do “Já que não é meu, não vou fazer melhorias ou decorar isso aqui”. Somos entusiastas, não suportamos paredes vazias, é difícil demais andar pela casa e esbarrarmos somente com improvisos e arrumadinhos. Queremos mais.

Moro em casa alugada e todos os meus móveis foram projetados pra ela. Pode ser que na próxima casa o rack da sala seja grande demais, só caiba o sofá de 3 lugares ou a mesa da cozinha tenha que ficar no quintal por falta de espaço. E o dinheiro gasto em todas as cores de tintas na parede? E os furos feitos para pendurar todos os quadros? Loucura? Pode ser, mas aqui a gente mora no presente e nos sentimos bem demais em perceber que a casa é nossa, independente de um contrato de aluguel.

Tudo bem se no seu caso você tem um tempo determinado pra sair do imóvel, com data certa para a mudança.  Pode e deve até segurar sua onda, mas ainda assim terei que repetir: É dificil demais para os apaixonados por decoração passar por essa fase meio imparcial, nesses poucos meses de aluguel, é quase certo que surgirá um sentimento de vazio.

casareal1

Aqui um apartamento em Londres de um casal que já mora no mesmo local há 10 anos. Ela, uma escritora freelancer e blogueira, ele, diretor de vídeos musicais. Tiveram um filhinho.

O ap foi todo mobiliado ao longo desses anos através do garimpo, em lojinhas locais de móveis usados. Entre peças reformadas por eles e outras mantidas em seu estado original, o casal vai trazendo pra casa tudo que se identificam.

Usam algumas peças recicladas como a bobina de fios e os caixotes, e outras ideias legais que não comprometem demais o estado original do lugar, como os triângulos de papel para decorar a parede da sala e fitas adesivas decoradas nos armários da cozinha, deixando assim, o lugar com a carinha deles.

“O aluguel é um desafio, mas não nos impede de fazer do lugar em que moramos uma casa feliz. Nós não podemos mudar o chão que nos incomoda ou os armários da cozinha, mas podemos trabalhar em torno deles”

Concordam?

casareal2 casareal3 casareal4 casareal5 casareal6 casareal7 casareal8 casareal9 casareal10 casareal11

 

Imagens

11 COMMENTS

  1. Concordo em número, gênero e grau!! Temos que fazer o nosso cantinho, mesmo que alugado, a nossa cara!! E sou completamente apaixonada pela casinha de vocês… Porém, estou recém-chegada no meu 2º apê alugado e está sendo tão difícil devolver o anterior tamanhas as exigências da imobiliária para deixá-lo tal como recebemos… E olha que nem fizemos grandes mudanças… Estou descrente, viu???

    • Nair concordo com vc, como eh dificil devolver apartamento por causa da chatice das imobiliarias. Eu morei numa casa alugada por 1 ano, tbm nao fiz absolutmente nada na casa e na hora de devolver a imobiliaria colocou um monte de defeito e de coisas que ja existiam, ate nas portas tivemos que passar oleo de peroba porque exigiram. Isso me desanimou bastante, mas agora no ap que eu moro eh contrato com o proprietario entao coloquei o que eu quero na parede. Bjs

      • Não é??? Fizemos meia dúzia de furinhos e tampamos todos… E agora eles mandaram uma lista de coisas pra fazer… E muitas das coisas já estavam quando nos mudamos… Mas não temos como provar e vamos ter que arrumar… Complicado, né??? Três coisas que eu aprendi na marra: 1. quando o aluguel é direto com o proprietário é muito mais simples e mais fácil negociar as coisas. 2. quando o imóvel é novinho ou recém reformado (meu caso), as exigências na hora da devolução são muito maiores… 3. ao mudar, fotografe todo o imóvel e todos os detalhes “estragadinhos” pra não dar problemas depois… Enfim… Espero que dê tudo certo… hahahaha… Bjusss!!

  2. Apaixonante!!! Eu tb não ia resistir a morar numa casa chinfrim porque eu n posso melhorar pq não é minha, ela é minha enquanto eu estiver aqui, e enquanto eu estiver aqui ela precisa ser agradável..

  3. Superconcordo, Ana! Moro nessa casa já há 6 anos e a imobiiária é horrorosa. Imagine que eu tive que fazer o muro da frente com meu próprio $! Tenho um medo danado de dar problema quando tiver que sair, como aconteceu com a Nair, mas é como você falou outro dia, nada que um balde de massa corrida e uma lata de tinta não resolvam. E se eles criarem problema, os advogados existem para isso. Estou pensando em fazer umas coisas aqui e acho que não é justo; a pessoa (eu) já não tem grana pra comprar uma casa e ainda não pode ser feliz no aluguel?! Chato mesmo foi ter aberto só uma foto do post, eu queria tanto ver!

  4. Ana moro de aluguel pq ainda não me decide se fico ou não no nordeste, mas não abro mão das minhas fofurices na casa, isso mesmo, nem lembro que é alugado ou não, é o lugar onde moro e pronto.

    Quando tiver um tempinho, veja meu apê alugadohttp://bethhistoria.blogspot.com.br/search/label/decorado%20por%20mim, ameeeei o texto, bjus

  5. 100%!! Eles e vcs estao certíssimos. Eu tbm nao aguentaria morar num lugar que nao pudesse mexer no que quisesse, simplesmente por preguica ou por só pensar em dinheiro, cruzes! se isso acontecer um dia vou estar maluca!

    Deus me livre morar numa casa sem vida, sem cores, sem mudar pra lá e pra cá tudo o que me dá na telha. Moro em casas alugadas desde que nasci e já mudei mais de 27 vezes! e nao tenho a menor vontade de parar num canto, nem vontade de comprar casa eu tenho. Sou coracao vagabundo! e minha casa nao é aqui, é no céu. Lá é o único lugar definitivo que terei, enquanto isso, fico mudando e me encantando com a vida. Onde moro (Alemanha) recebemos o ap. ou casa, em perfeito estado, todos problemas que surgem, passamos ao dono da casa e ele manda alguém pra cuidar. E temos o dever de devolver o imóvel exatamente como estava. Ou seja, a casa era toda branca e vc pintou toda de verde, amarelo, azul? Tem que entregar branca e pronto. Furou parede pra colocar os mil quadros e penduricalhos? Tudo bem, basta na hora da entrega tampar os buracos, que é a coisa mais fácil do mundo! e pronto! se desejar fazer alguma mudanca mais drástica, de repente, conversando com o proprietário até rola… eu vivo mudando tudo! A casa é minha “hoje” e é isso o que importa. Qd devolver ela vai estar bonitinha como antes! e o mais doido nisso é que a gente aqui nao paga NUNCA ninguém pra fazer um servico, somos nós quem fazemos tudo (no caso, eu!).

    Adoro!

  6. Miniiiiiiina eu suuuuuuuuuuuper apaixonei pela geladeira quadro-negro! Não vejo a hora dela ficar velha só pra eu poder cobrir kkkkkkkkk

  7. Pois é… Atualmente, existem tantas facilidades, basta usar a criatividade, não é… Ao invés de furar as paredes posso usar fita dupla face para pendurar ou colar quase tudo, existem prateleiras para serem usadas no banheiro ou box que funcionam a vácuo, tipo sucção, se não existem armários com gavetas posso usar fruteiras ou gavetas avulsas, hoje em dia existem cabideiros para serem acoplados no box, em portas, porta toalhas ou porta papel higienico avulso de base, porta talheres que não precisa fazer furos nas paredes, etc… A maioria dos proprietários são exigentes, porque sabem o quanto é extressante ter, por exemplo, que trocar o revestimento da cozinha pelo fato de alguem desavisado ter feito furos no revestimento ceramico, mesmo havendo espaço sem revestimento, propositalmente feito para isso, só porque é baixinho e queria que seu armário ficasse na sua altura. Poxa vida, não seria muito mais fácil apelar para um banquinho… De qualquer forma, tudo funciona perfeitamente, quando quem vai morar decora do seu jeito, tendo o carinho de não danificar coisas que não são tão simples de se resolver. Eu que o diga… Quando penso em ter que lidar com pedreiro para consertar algo que algum inquilino estragou, tenho vontade de chorar, pois já sofri demais com estes profissionais…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here