Tipos de cabides: Há um mundo de opções

Quando se fala de organização, qual a primeira coisa que vem na sua cabeça??? Diz aí?  Quando vc precisa organizar alguma coisa em sua casa? Diz aí pra mim, qual o espaço? Hummmmmmmmmmmmmm, acho que bem uns 60% , senão 90%, dirão que é o  armário, né não?

Pois é, esse espaço carrega a nossa identidade, carrega muito da gente. Só pelo armário sem olhar o resto da casa, eu defino a personalidade de um cliente. O armário diz muito sobre vc sabia? Sério. Não, não sou psicóloga!! Bem, quase isso levando-se em conta  os  20 anos de experiência trabalhando como Especialista em Organização e Padronização, vulgo Personal Organizer.

Então, assim como o estetoscópio está para o médico. O gatinho ou cãozinho para o veterinário. O cabide está para nós, Organizadoras. Pensando nele, eu resolvi falar sobre esse elemento tão presente na organização e que poucas pessoas dão valor a ele.

Quando eu começo uma organização, a primeira coisa que a gente pensa, é em substituir os cabides por outros iguais, iguais de fato. Todos do mesmo modelo. Não adianta ter todos brancos, ou todos pretos, de marcas e modelos diferentes. Tem que ser IGUAIS!

cabides (1)

Há quinze anos atrás, eu esbarrava muito com a pouca aceitação do cliente em substituir os cabides. Todos reclamavam do alto investimento, tratando-se da grande quantidade a ser comprada. Hoje, a aceitação é muito maior e vale muito o nosso esforço em convencer o cliente com argumentos plausíveis de que a substituição deles é imprescindível e irá ajuda-lo muito nesse processo, inclusive na otimização do espaço. Enfim, eu poderia ficar hooooooooooooooooooooras aqui discursando em prol do cabide etc e tal, mas meu objetivo é ajudar vc a escolher o cabide ideal para seu tipo de armário ou espaço, ou roupa. Mas já vou avisando, nada de trabalhar com 965.000 peças em um único cabide, ok? Vc deve considerar sempre uma peça por cabide, no máximo, aquelas regatinhas com alcinhas fininhas, eu coloco três, isso, se não tiver opção nenhuma!

Então vamos lá?

Cabides Flocados

Os flocados, ou aveludados, aqueles lindos inventados não menos do que pela Joy, a daquele filme, sabe? Ideais para quem tem muita roupa e pouco espaço. Ou para quem tem muita peça delicada e odeia aquelas marcas de ponta de cabide nos ombros, ou que ainda, tem muitas roupas transpassadas e com decotes e que escorregam no cabide.  Sabe qual?? Então, ele é perfeito para essas funções, tanto na otimização espacial, quanto na diminuição das marcas, ainda assim um aviso, use tudo o que vc tem porque se a roupa ficar pendurada durante meeeeeeeeeeeeses a fio, não vai ter cabide nenhum que não marque ok?

cabides (6)

flocados 2

OBS: Ah, tem mais, esse cabide é indicado para os magrinhos, gente gordinha, como eu – e não tô fazendo bullyng hein? Por favor!!! Ele não resiste muito ao peso, principalmente das nossas voluptuosas calças jeans!! E mais, dependendo da qualidade, ele solta pelinhos. Portanto, nem sempre o mais barato tá valendo à pena. Ou vc prefere passar o dia passando pano molhado no seu porcelanato pra tirar os pelinhos que caem dele??? Ai, ai!

Cabides fininhos de plástico e de metal

De vários modelos, mas o meu preferido é o Star, de um fornecedor aqui do RJ e que vende em várias lojas Brasil afora. Esse cabide é o segundo que mais otimiza espaços e especificamente, tem várias recursos interessantes para impedir que a roupa escorregue e caia do cabide, ele tem umas travinhas laterais ótimas. Outro ponto alto dele, são as várias cores disponíveis. Com elas você pode criar legendas de cores para cada filho ou armário da casa. Na minha casa por exemplo, eu  uso o rosa para Alice, azul para o Dani e o transparente (chamado também de natural) para o meu micro closet. Mas ainda existem as cores, verde, laranja, vermelho Coca-Cola, preto, branco e roxo pelo que eu me lembre. É o cabide mais usado por mim nos trabalhos. Confesso que alguns clientes esbarram no design que não é muito bonito, mas que ele é funcional, ah isso é!

 

cabides (1)star 6

star 2

OBS: O Star resiste às nossas roupas viu gatas garotas gostosas como eu? Mas é um cabide que por ter a ponta muito arredondada, é danado para marcar os ombros, isso se a roupa ficar muito tempo pendurada. Quanto ao de metal, fujam deles! De fato ocupam menos espaço, porém, além da roupa escorregar que é uma beleza, ele enferruja com o tempo e dependendo de onde vc more, perto da praia ou lugar úmido, a oxidação é voraz!

Cabides de madeira

Aquelezinhos  mesmo que vendem em caixas nas promoções em todas as grandes lojas. O povo adooooooooooooooooooooora comprar ele!!! Cabide ótimo para “comer” todo o espaço do seu armário meu caro amigo! Ainda mais pra vocezinha que adora comprar roupa e de quebra compra o cabide junto. Em várias versões: com ombreira, sem ombreira, de tons variados, madeira escura, madeira clara, ele só é indicado para quem tem muuuuuuuuuuito espaço ou para quem realmente se incomoda com as marcas que os cabides fazem nas roupas.  Porém, contudo, todavia rs, ele é super indicado para os rapazes, principalmente os executivos. É um excelente cabide para roupas sociais, camisas, paletós e ternos e para aquelas blusas polos que vcs insistem em pendurar né? Com aquela malha que cresce a cada dia em que ele não é retirado para dar uma voltinha.

 

cabides (3)madeira 3madeira 2

OBS: Para os que adoram investir pesado nesse quesito, é um cabide que fica lindoooooooooooooo com as suas iniciais gravadas nele. Sim, um luxo! As lojas fazem isso e vc pode fazer também no seu armário ou closet. Tenho cliente que fez e ficou um espetáculo! Cada um com seu cada um!

Cabides de acrílico

 Alguns o gancho mexe, sabe? Muitas lojas usam ele porque é prático pelo excesso de manuseio. Se vc pendurou a roupa na direção errada, ele gira facilmente sem precisar despir o cabide. Em compensação, esse cabide que eu apelide sarcasticamente de Linda Blair, a atriz lorinha do Exorcista, lembra? Sim, ele gira o gancho 360 graus igual a cabeça da atriz naquele filme que dá arrepios. Digo meus queridos, ele é um cabide frágil, e no troca-troca de roupas, muitos quebram e a durabilidade é infinitamente menor do que os outros de plástico ou madeira, além do espaço absurdo que ele “rouba”.

cabides (4)acrílico 6acrílico 1

OBS: Esteticamente ele é lindo, dá uma plasticidade ao armário, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, me dá nervoso pois nas lojas, que tem muitas araras e pouca roupa, ou roupas leves, ele fica delicadamente desalinhado. Ele não fica retinho na arara. Aquilo me dá uma angúuuuustia que só Deus! Simetria minha gente! Amo simetria!

Os tradicionais cabides plásticos

 De várias cores e qualidades distintas. Foram muito usados ao longo de muuuuuuuuuuuuitos anos. É um dos mais baratos porque vende em loja de 1,99 e até nos grandes magazines. Tenho cliente que gosta e não abre mão dele, diz que tá ótimo, mas reclama da marca na camisa e das roupas caídas no chão. Por que será hein? Enfim, ele tem poucos recursos para firmar as roupas e ocupa um espacinho considerável no seu armário. Vai por mim, hein?

 

cabides

plástico 1

OBS: Como tem muita variedade de fabricantes e cores, procure sempre cores básicas que não são descontinuados. Aliás, compre uma boa quantidade de uma vez para ter em estoque e não “avacalhar” sua organização, comprando aos poucos de cores e fabricantes diferentes ficando seu armário, pior do que estava antes.

Os infantis, de todos os formatos e modelos

Aqueles acolchoadinhos que vendem nas feiras de gestantes, “pelamordedeus” não comprem!!! Ele, além de ocuparem muito espaço, acumula muita poeira e a durabilidade é pouca, já que as roupinhas do seu filho só irão caber nele, no máaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaximo até os dois anos, e olhe lá! Um desperdício! Aqueles de plástico e acrílico, existem dois tamanhos, atenção! Existe o cabide de bebê e o cabide de criança. Atualmente existem os flocados ou de veludo também para as crianças. Opte sempre pelo cabide criança, que é um pouco maior e vai acompanhar o armário do seu filhote pelo menos até os seis ou oito anos, dependendo do tamanho das roupas que vestirem. Normalmente eles existem nas cores rosa bebê, azul bebê, branco e de acrílico.

criança 4criança 3criança 2

OBS: Surpresaaaaaaaaaaaaaaa! Pra vc que é magrinha, veste 34, 36 e até 38 ele é perfeito para pendurar as suas calças! Perfeito! Elas não ficam “sambando” no cabide e vc obviamente irá usar uma calça por cabide que, guardadas em degradê, vai ficar perfeito e facinho de escolher aquela que vc deseja usar no dia!

Pois é minha gente! Poderia ficar aqui palestrando sobre cabides uma década. Tem muitos outros modelos legais mundo afora. Cabides para funções específicas, como echarpes, lenços, gravatas, etc, mas me prendi aos principais e mais usados,  e se vc curtir esse post e quiser mais, e obviamente minha querida Ana permitir, juro que falo mais uma eternidade. Tem cabide pra dar e vender nesse mundo de Deus, encontre o que se adequa à vc, ok?

Beijo beijo

Menina do AO

5 COMMENTS

  1. Para blazers, paletós e blusa sociais, prefiro cabides mais estruturados e inclinados, para blusas finas, prefiro cabides mais retos, para nao escorregar nem marcar, para vestidos e roupas com alças, cabides com ganchinho… Portanto, como é dificil achar um unico modelo de cabide que realmente sirva para todos os tipos de roupas, prefiro usar cabides IGUAIS para cada parte do armário (ou do closet): na parte de calças, uso um UNICO modelo de cabide, na parte de blazers, outro UNICO modelo, e assim por diante. Cada modulação dos armarios ou do closet fica com um modelo, porem todos da mesma cor, garantindo unidade.

  2. Oi Ana. Vc sabe me dizer onde posso comprar aquelas fitinhas antiderrapantes para colocar nas pontas dos cabides? Valeu!

  3. Eu gosto muito de um cabide que me parece ser ideal, é de metal fininho, mas revestido com um material emborrachado que as roupas não escorregam de jeito nenhum. Comprei no super mercado Muffato, mas não me lembro a marca, pratikasa, algo assim.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here