Qual a melhor opção pra comprar: Coifa ou Depurador?

Quando fiz o post sobre prateleiras na cozinha já espera que surgissem alguns comentários a respeito da poeira, até coloquei uma nota brincando sobre isso no final do post. Mas o que realmente me surpreendeu foram os comentários a respeito da gordura.

Aqui em casa geralmente não comemos coisas fritas, fazemos muitas coisas no forno e o vapor do que é feito no fogão é insignificante tendo em vista a circulação de ar natural que conseguimos por causa do tamanho de nossa cozinha e posição das janelas.

Mas pelas descrições que andei lendo nos comentários, imagino que alguns leitores possuem uma verdadeira franquia do MC Donald’s em suas cozinhas, haha. Para estes casos, pouco importa se você irá utilizar prateleiras ou armários, você precisa mesmo é de um sistema que melhore a qualidade do seu ar, eliminando o cheiro, a  gordura e o calor produzido.

Para cozinhas residenciais existem praticamente duas possibilidades: Coifa ou Depurador. E a escolha para descobrir qual é a melhor opção para a sua cozinha deverá levar em conta o tamanho dela, o volume de gordura gerado no preparo dos alimentos, a viabilidade de fazer a passagem de dutos no imóvel, e claro, a disponibilidade do seu orçamento.

coifas-e-depuradores01

O depurador

O depurador absorve os vapores produzidos pelo cozimento e os processa num trabalho de filtragem primária e secundária antes de devolvê-lo ao ambiente.

 Na primária, a gordura é transformada do estado gasoso para o sólido pelos filtros de alumínio ou inox, daí a necessidade de se limpar periodicamente os filtros. A secundária se dá pela ação do carvão ativado contido nos filtros, que chega a reter até 45% do odor produzido dependendo do modelo, e tem que ser trocado de tempos em tempos.

É importante frisar que os depuradores por serem mais leves e baratos, possuem o motor de “puxar” o ar com menor potência, e isso por si só já lhes diferencia da coifa no que diz respeito a performance.

O depurador chega a custar até 1/3 do valor de uma coifa, e se formos levar em conta também os custos de instalações de dutos e possíveis modificações no ambiente necessários a instalação da coifa, essa diferença de preço pode aumentar ainda mais.

Principais vantagens:

-Fácil instalação

-Melhor preço em relação a coifa

-Ideal para espaços pequenos e para quem não cozinha muito.

A Coifa                                                                             

A coifa possui um motor com melhor performance que suga o ar quente e o conduz para um sistema de filtragem, que é até bem semelhante ao do depurador e também precisa ser limpo de tempos em tempos, com a exceção de que geralmente não há o carvão ativado. Mas a principal diferença em relação ao depurador consiste no fato de que posteriormente ele joga o ar para fora do ambiente através de seus dutos. E isso é o que faz toda a diferença de performance na eliminação do calor, gordura, odores e renovação do ar.

A coifa poderá ser de parede ou de teto para o caso dos que possuem a cozinha na configuração de ilha. E também poderá ser utilizada na função de depurador, o que é bem comum hoje em dia, pois muitas pessoas optam pela coifa por razões estéticas.

Principais vantagens:

-Melhor performance em relação ao depurador.

-Modelos com maior apelo estético e variados.

-Flexibilidade de uso: Podendo atuar como coifa ou depurador,  se adaptando a sua necessidade momentânea.

 Independente se você irá escolher coifa ou depurador, é preciso levar em conta que cada fabricante recomenda um tamanho adequado dependendo do tamanho de seu fogão, consulte o manual disponível na internet para maiores informações. Mais uma coisa eu já  adianto: Esses aparelhos precisam ser maiores que o seu fogão, nunca menores.

A essa altura você já deve ter percebido qual a melhor opção de acordo com a sua necessidade, mas fica a pergunta: Onde comprar coifas e depuradores com um preço amigo? Indicamos o nosso parceiro, a Lojas taQi, que conta com uma boa variedade de produtos e ainda possui um sistema bem legal que compara até quatro produtos, facilitando a sua escolha.

Para acompanhar ofertas exclusivas da marca, curta a página da Lojas taQi no Facebook.

coifas e depuradores

selopubli06-09-13

21 comentários Deixe um comentário

  1. Fabiola Luz

    Foi muito útil pois vou mudar pra um apê super pequeno e com pouca ventilação natural. Acho que vou optar pelo depurador.
    Abraços

    Responder
    1. Rogério Cardoso

      Cuidado na hora da escolha do fabricante. A maioria dos depuradores são fracos e ficando mais como enfeite. Olhe sempre antes a avaliação das pessoas no reclame aqui , e no youtube.

      Responder
  2. Oi Ana,

    assim como vc, aqui em casa não fazemos frituras na cozinha. Pra isso, qdo raramente ocorre, usamos um fogão q fica na área da churrasqueira. Mas mesmo sem fazer fritura dentro de casa e usando muito assados, a cozinha fica gordurosa. Cozinho todos os dias, só ao meio dia e utilizamos apenas azeite de oliva no preparo dos alimentos. A cozinha tem de ser limpa toda semana (armários, freezer, geladeira, fogão, balcões, mesa, cadeiras, azulejos e piso) com capricho e desengordurante e diariamente no espaço próximo ao fogão. Aqui já preparamos o espaço que irá receber uma coifa e, tomara, resolva um pouco o problema. Num outro ape q moramos, tínhamos depurador e não foi muito eficiente, pois a cozinha era integrada com a sala de jantar e estar e pouco ventilada. O depurador funciona bem com quem faz poucas refeições em casa ou usa pouco o fogão. Contudo, acho as prateleiras puro charme e praticidade qdo se quer ter os utensílios na mão! Armários, mesmo com portas, engorduram por dentro e tb pedem uma limpeza boa por mês…

    Beijão,

    Luiza

    Responder
  3. Acabei de comprar uma coifa, com função depurador. Acho que é a melhor opção – e fica mais bonito na cozinha também! : )

    Responder
    1. Rogério Cardoso

      Concordo com você. Quase todos os depuradores não tem nem a metade do poder das coifa. Uma coifa mais “ruinzinha” rsrs no mercado puxa em media 700m³ de ar, e um depurador não passa dos 200m³ e quando chega as 100m³. Existe vários depoimentos na internet reclamando dos depuradores. No meu ponto de vista eles servem mais para enfeite mesmo.

      Responder
  4. Se for pra eliminar o cheiro, além da gordura, tem que ser uma coifa ou depurador mesmo. Mas se for só por causa da gordura, hoje existem panelas de fritura (não é aquele que frita sem óleo não – dizem que fica horrível, é estilo panela de arroz). Pra quem faz muita fritura deve ser a oitava maravilha do mundo: frita mais rápido, tem a tampa que não deixa respingar gordura pra todo lado, é fácil de limpar… Minha amiga tem uma, e como se não bastasse tudo isso, ainda vira uma máquina de fondue!
    Fica a dica pra quem não tem como investir nem em uma coifa nem em um depurador (:

    Responder
  5. Mari

    Sabe o que eu achei mais engraçado de quem reclamou no outro post sobre poeira e gordura? Por acaso as pessoas nao limpam dentro dos armários? A poeira e sujeira entram nessas áreas do mesmo jeito. Sem contar que quanto mais exporto, maior e a tendência de nos organizar, e menos tralhas acumulamos.

    Depois daquele post dei fazer a parte superior om prateleiras e a inferior com alguns armários. A loja tentou me empurrar os armários de qualquer jeito, mas nao conseguiram… Vou colocar firas de led, acho que ficara sensacional!

    Responder
  6. Denyse

    Nem um, nem outro, aconselho todo mundo a não fritar. Eu não frito por questão de saúde, mas quando me dá tentação penso na sujeira e desisto; meu corpo agradece. Ah, mas mesmo assim engordura, com disse a Luiza. Eu falei mal da prateleira na cozinha e eu estava pensando só na minha gordurinha…Puxa, tenho que confessar: acho coifa uma coisa linda, acredita?

    Responder
  7. Sandra Limoncic

    Vou preferi o depurados, meus filhos, colocaram a coifa, tudo planejado por arquiteto, como mando o figurino, NÂO funcionou legal, dá tanto problema, que resolveram não usá-la mais. Aliás, outras amiga, que também optaram pela coifa, não me recomendaram.

    Responder
  8. Joao Carlos

    Parabéns pelas dicas.
    Gostaria de saber no caso do depurador, qual marca você me indicaria?

    Responder
    1. Leonardo Climaco

      Olá João,
      Pra ser bem sincero, não tenho uma opinião formada a respeito de qual marca seria melhor. Já vi clientes compraram das mais diversas marcas e não me lembro de nenhum criticando alguma marca específica. O que me leva a crer que todas atendem bem a finalidade a qual destinam.
      Talvez um bom vendedor de eletros (ou até no atendimento chat da loja virtual) saiba dar informações mais detalhadas, se eu conseguir boas referencias de alguma marca especifica eu lhe indico aqui.
      Espero ter ajudado,
      Abraço,

      Responder
  9. Roberta

    Gostaria de falar sobre minha experiencia q eh a mais simples barata e super efuciente!!
    Como meu fogao fica encostado n parede p a rua,comprei um exaustor na leroy de uns 200 reais e coloquei acima do fogao..
    Qd fiz a cozinha pedi ao marceneiro q fizesse uma caixa de lambri acima do fogao,assim capitaria a fumaça etc..
    Funciona MUITOBEM!!
    P demonstrar ao amigos q querem ver essa soluçao,eu Cendo um incenso e ligando o exaustou ve se a fumaçinh indo DIRETO p fora..

    Posso mandar fotos
    Robjota@aol.com

    Responder
    1. claudine

      Poderia por gentileza me enviar as fotos,estou pensando em comprar um depurador.Obrigada!

      Responder
  10. vanja

    Boa Noite eu vou me mudar para um apartamento e eu cozinho muito e faço muita fritura e gostaria de saber qual é o melhor? o depurador ou a coifa e qual a melhor marca?

    Responder
    1. Leonardo Climaco

      Se vc cozinha muito, a coifa sempre será a melhor opção, pois este tem maior capacidade de dissipar o calor e a gordura.
      Mas é claro que não havendo a possibilidade de instalar uma coifa, o depurador irá auxiliar na melhoria da qualidade do ar da cozinha.
      Em relação a marca, não tenho nenhuma especifica para indicar, nunca ouvi nenhum cliente reclamando de qualquer marca que comprou.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  11. Lu Pagliato

    Ai, acho lindo isso tudo. Gostaria de colocar uma em meu banheiro.

    Beijoquinhas, Lu.

    Responder
  12. Lauritarla Pinto De Sousa

    Comprei um depurador , mandei instalar ficou tudo bonitinho….simplesmente não funciona em eliminar os odores e nem a fumaça deixando com fedor toda a minha casa …eu não gostei…depurador não presta mesmo…comprei pra melhorar o meu ambiente e só fez piorar ..serve só pra enfeite na cozinha.

    Responder
  13. gessica

    Oi amiga… sera que se eu comprar uma coifa e instalar como um depurador da certo??? bjs

    Responder
    1. Leonardo Climaco

      Sim, dá certo. A maioria das coifas tem essa função.
      Abs

      Responder
  14. Jair

    Boa tarde pessoal, uma dúvida:
    Não tenho saída externa na minha cozinha onde ficará o Fogão, teoricamente a única solução seria o depurador. Porém o teto em Gesso é rebaixado, e daria muito bem para colocar a coifa. Esta é justamente minha dúvida:
    Haveria algum problema em jogar a saída da Coifa para cima do Gesso?

    Grato pelo auxílio.

    Responder
    1. Leonardo Climaco

      Olá Jair,
      Muito provavelmente isso resultará num ambiente mais quente, já que vc estará criando um colchão de ar quente no seu teto. Sem contar os possíveis problemas com umidade no forro. Não acho uma boa ideia.
      Abs

      Responder

Comentar