• Conheça o nosso novo projeto!!!
    fazer o que banner
Em 06.07.2017 - Por Ana Medeiros

Programas de TV sobre decoração, organização e arquitetura

Esse post foi escrito pela Cris Hartmann, do blog A melhor casa do mundo, especialmente para o A Casa que a minha Vó queria <3
Sim, a gente aceita as amigas aqui pra tomar um chá e bater um papo, então se tu também se interessa em chegar por aqui, fala com a gente por email e vamos trocar essas figurinhas ([email protected]).
O instagram da Cris (Que é uma delicinha) @amelhorcasadomundo.
Existem alguns programas na TV paga muito interessantes que falam sobre decoração, organização e reformas, brasileiros e estrangeiros.
Vamos listar alguns deles pra quem anda chegando nesse mundo de montar suas casinhas?
programas de decoração na tv

Nacionais:

Os programas brasileiros se concentram no canal GNT, mas você também pode assistir através do site com a sua assinatura de TV, porque todos eles funcionam por temporada e muitas vezes mudam horários ou tem múltiplos horários de reprises (Pra saber a hora certa que passa na sua TV, se informa pelo mesmo site ou google, blz?).
programas de tv de decoracao1
Decora
Este é um dos meus preferidos!
A temporada atual é comandada pelo arquiteto Mauricio Arruda (@mauricioarruda). Em cada episódio, uma família é escolhida por meio de um vídeo onde expõe um comodo de sua casa que precisa de reforma. O arquiteto ouve os desejos dos moradores e faz a reforma . Os antes e depois são incríveis! Sempre há um item de DIY (faça você mesmo) no projeto, e o passo a passo é mostrado no programa.
Santa Ajuda
Este programa é comandado pela competente Micaela Goes (@micaelagoes) e o foco é organização. Sempre há alguém que “denuncia” outra pessoa que possui um cômodo da casa desorganizado.
Micaela inicia pedindo ao bagunceiro separar os objetos entre 3 baldes, verde para itens a manter, amarelo para doação e vermelho para jogar fora. Feita a separação, ela e sua equipe fazem uma pequena reforma, colocando moveis práticos e funcionais para organizar o ambiente. Há muitas dicas interessantes de organização.
Mais Cor Por Favor
Comandado por Thalita Carvalho (@casadecolorir), este programa transforma ambientes inteiramente baseado em DIY, feito pelos próprios moradores e amigos, com ajuda das dicas da Thalita. É interessante pois propõe somente coisas muito simples e fáceis de fazer, mas que tem um impacto grande na decoração dos ambientes.

Ainda temos esses outros aqui ó:

Casa Brasileira
É uma série documental sobre o jeito brasileiro de morar na visão dos mais importantes arquitetos e designers do país. A cada episódio, os profissionais falam de seus projetos, suas influências e escolhas. Diversos personagens, clientes famosos e admiradores de suas trajetórias falam de sua relação com arquitetura e decoração
Olho Mágico
Você já se perguntou o quanto conhece de fato seu vizinho? E se você tivesse que decorar um cômodo da casa dele? São essas as questões que inspiram o reality de decoração “Olho Mágico – Reforma de vizinhos”

Internacionais:

Os programas internacionais se concentram no canal Discovery Home&Health (confesso, sou viciada neste canal) e são eles:
programas de tv de decoracao2
Irmãos à Obra
Este programa é o meu preferido! Se passa no Canadá e é comandado pelos irmãos Drew e Jonathan Scott (@mrdrewscott e @mrsilverscott). Drew é um corretor de imóveis e Jonathan um designer de interiores. Juntos, ajudam casais a realizar o sonho do primeiro imóvel, convencendo-os a comprar uma casa antiga e reformá-la.
Sempre é mostrada que a casa dos sonhos pronta é cara e fora da realidade financeira do casal, então é escolhida uma casa velha para ser reformada.
Jonathan elabora um projeto (que aliás é um show a parte) e o executa dentro da verba que o casal possui. Os antes e depois são impressionantes!
Os irmãos Scott também comandam o programa Irmãos à Obra – Compra e Venda, onde os irmãos ajudam a redecorar a casa atual de um casal, com intuito de vende-la e comprar outra melhor. Mas aqui não há mudanças radicais no visual da casa.
Se você gosta de curiosidades nada a ver, ao estilo do falecido site Ego, veja algumas curiosidades dos irmãos Scott clicando aqui.
Ame-a ou deixe-a
Este programa possui duas versões, a americana e a canadense, a única diferença são os apresentadores, o conceito é o mesmo: casais insatisfeitos com a casa em que moram, sendo um deles a favor de mudar de casa e o outro que defende uma reforma para melhorar os incômodos.
Na versão dos EUA, a dupla de apresentadores é o corretor imobiliário David Visentin e a designer de interiores Hillary Farr. Já na versão canadense, A designer é a Jillian Harris e o corretor Todd Talbot. o corretor é claro que é a favor do “deixe-a” e a designer a favor do “ame-a”.
Os apresentadores ouvem as queixas e desejos do casal. Enquanto a designer propoe as melhorias na casa atual, o corretor procura casas adqueadas aos desejos do casal.
Ao final do programa, após as reformas e uma casa nova escolhida, é perguntando se os moradores vão deixar ou amar a casa atual em que vivem.  A maioria AMA e acaba ficando na casa na qual já vivem, porém há rumores de que os pessoas se inscrevem porque precisam reformar a casa e não tem grana e a TV paga 50% da obra. Então o  AME-A sempre ganhar tem uma razão. A fofoca completa está neste link (em inglês)
Minicasas
Série explora o crescente mercado de casas/apartamentos pequenos, e a cada ep o apresentador ajuda um casal a achar super pequena casa perfeita.  Uma equipe de especialistas ajudam as pessoas a construírem suas minicasas e a se adaptarem à vida mais econômica em um espaço menor, mas confortável, estiloso e inovador. Aqui nesse link você pode assistir a todos os episódios fazendo o login com a sua conta na TV por assinatura.

E mais:

Ordem na casa 

Um time de especialistas em carpintaria, design e gastronomia ajudam pessoas indicadas por vizinhos e amigos a fazer uma incrível transformação em sua casa, seja com uma grande limpeza, pequenos consertos ou uma organização radical. E ao final de tudo, eles ainda aprendem receitas fáceis e deliciosas. Os profissionais fazem mudanças de impacto a partir de soluções simples e, com a ajuda dos participantes, eles colocarão em prática ideias criativas que tornem a rotina da casa mais agradável para os moradores e seus convidados. Enquanto executam o projeto, eles dão dicas úteis e fáceis para os telespectadores utilizarem naquele cantinho que há tempos pede por alguma novidade. Passa no Discovery Mulher e no site informa que uma nova temporada começa em Setembro.

Grand Designs  O apresentador Kevin McCloud mostra pessoas que constroem suas próprias casas, acompanhando cada passo desses ambiciosos projetos. Ele visita alguns dos mais interessantes edifícios da Inglaterra, como um cinema convertido em residência e uma casa de metal inspirada num hangar. Tem duas temporadas disponíveis na Netflix!!!

Vale a pena assistir, se inspirar e conhecer dicas de decoração e organização.


PageRank

Conheça nossos produtos