• banner_908x335
Em 22.05.2017 - Por Ana Medeiros

O filtro de barro mais lindo do mundo e o Maos

Cheguei até o MAOS – Movimento de artesãs e ofícios, após um post viral que estava rolando no meu Facebook a respeito desse filtro de barro que é a coisa mais maravilhosa que você verá hoje, feito pela artesã Adriana, lá do Vale do Jequitinhonha (Mais informações, clica aqui. Ele está esgotado, mas é possível fazer encomendas através do Instagram @maos.art.br). Eu que estou doida por cactos, me apaixonei, e vou só esperar o bolso aliviar pra encomendar o meu.

filtro de barro
Mas além dessa lindeza de cacto, preciso falar sobre esse projeto maravilhoso que é o Maos, que lançou o Mira, e é de fato algo muito lindo e INCRÍVEL na vida de comunidades e no protagonismo feminino:

“Enxergamos o artesanato como um manifesto local que exprime contextos sociais, políticos, culturais, ambientais ou espirituais complexos, e que se mantêm influências vivas transitando entre o ancestral e o contemporâneo.

Por meio de imersões, encontros e prosas, queremos ser um canal para as vozes dessas mulheres, brasileiras, artesãs, lideranças, autoras de saberes e protagonistas de suas histórias”.

E após estudos e vivências com essas mulheres por várias partes do país, nasce o Mira,  um ateliê itinerante que serve não só como um espaço de visibilidade, como facilitador de negócios, onde todo o lucro é revertido para a sustentabilidade e financiamento do próprio projeto e ações locais.

No site tem histórias lindas, mais informações sobre o projeto e as comunidades, dados importantes (Você sabiam que 90% dos artesãos no Brasil atualmente são do sexo feminino?) fotos incríveis e uma série de produtos disponíveis.

artesãs

Artesanato é resistência <3


  • Eva

    Em 22.May.2017

    Emocionante! Aiii como amo o fazer manual!

    Responder

 

PageRank

Conheça nossos produtos