Drops#24: Sobre faça você mesmo, coragem, empreendedorismo materno e música

#A ética do Faça você mesmo, por Larusso.

Era pra começar esse #drops apenas com textinho pequeno + link, mas não me aguentei, então vamos lá, vale cada palavrinha lida. Ninguem nunca definiu tão bem o “Faça você mesmo”:

“A ética do “faça você mesmo” visa derrubar a ideia de que alguém vai dar conta de nossos problemas. Vamos dar conta deles nós mesmos, educando uns aos outros, tomando decisões coletivamente.” – Ben Gillock.

“Faça você mesmo” não é somente sobre meter a mão na massa e pôr de pé a mesa da sua sala.

Há uma ética por trás, uma filosofia, um princípio, uma moral da história que quebra com o mito de que sempre precisamos de alguém para fazer por nós.

Mais do que fazer produtos, criar robôs, cozinhar pra si, estamos falando sobre experimentar sermos responsáveis pelos nosso próprios problemas. E isso é muito poderoso.

Este movimento nos possibilita vivenciar, ainda que por um instante, a não dependência e submissão a governos, financiamentos, subsídios, salários, hierarquia, chefes, professores, ou qualquer outra relação de poder.

Esta lógica permite que qualquer um tenha seus problemas resolvidos sem que seja necessária uma sutil diminuição do outro, do tipo “deixa comigo, você não sabe, você não pode, não tem condições”.

Estamos vivendo a ascenção do fazer com o que se tem, localmente, de forma distribuída e autônoma. Independente da necessidade de mais recursos, conhecimento, dinheiro, escala.

Temos a chance de aprender à partir da generosidade alheia e retribuir ensinando, compartilhando. Quase tudo no universo do “faça você mesmo” provém de tutoriais, modelos e caminhos open source, muitas vezes gratuitos e inclusivos.

Cuidar do coletivo, na lógica do “faça você mesmo”, não significa consenso, nem atribuição de poder a um terceiro, mas respeito à autonomia, ao potencial do outro de resolver por si os problemas que o tocam.

“Faça você mesmo” é um ato de amor próprio e coletivo. Não onerando os outros, abrimos espaço para que a gente neutralize os impactos negativos que estamos causando. Ao mesmo tempo, permitimos que cada um tenha a oportunidade de fazer por si só.

#Ensine coragem às meninas, não perfeição.

Fui tia de duas meninas essa semana (Já falei né? Hahaha), e espero que minha irmã assista a esse vídeo. Todas os pais de meninas precisam assisti-lo.

#Mãe empreendedora cria ônibus com estações de brincar

Mães são as pessoas mais criativas do mundo, e essa ideia é sensacional!!!

FestaMaria_04anos-005-Copia

#Para os amantes da música

 Uma rádio online onde você pode escolher países pelo mundo inteiro e uma década específica, daí você seleciona e ele vai te mostrar as músicas que fizeram sucesso na época. A interface é a coisa mais linda <3

radioooo

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here