• banner_908x335
Em 13.09.2016 - Por Ana Medeiros

A dor e a delícia de trabalhar em casa (e com internet)

Esse é um post colaborativo da minha amiga e leitora do #ACQMVQ, Flávia Abreu. Ela também escreve no blog Casinha Bonitinha, e é empreendedora e artesã na loja Dona Makakinha (Fanpage).

Quer também participar de um post aqui no blog? Mande seu post para o [email protected]

Quem acha que eu fico à toa, o dia inteiro no Facebook, quando me vê olhando o tablet ou o celular, não imagina que o que parece diversão é, na verdade, trabalho. Quando eu ligo o notebook para trabalhar no blogue ou na minha loja, as redes sociais e minha conta de e-mail ficam “logadas”, assim como o Instagram, no celular. É claro que, volta e meia, dou uma olhadinha nos jornais, no Pinterest e nos blogues do meu interesse. Quem trabalha com a Internet sabe a velocidade em que as coisas acontecem. Eu só desligo tudo mesmo se estiver escrevendo os capítulos do meu livro, preparando atividades da escola ou minhas crônicas do jornal ou escrevendo postagens no blogue, porque para escrever, a gente precisa se concentrar muito. Às vezes, eu desligo até o telefone. Não creio que estar “plugado” o tempo todo a várias mídias e canais diferentes de interação e comunicação deva fazer muito bem cognitivamente. Aliás, atualmente, há importantes pesquisas de neurologistas que apontam para a atenção com essa nossa mania de responder todos os e-mails, todas as mensagens instantâneas ou sempre verificar cada notificação das redes sociais. Ninguém precisa estar sempre por dentro de tudo, muito menos, disponível o tempo todo para todo o mundo, a não ser que este seja o seu trabalho.

home office3

Para que o trabalho home office dê certo, organização é fundamental. É preciso muito planejamento, foco, paciência e um certo “know-how” para exercitar a plena atenção (mindfulness). Eu realmente me policio. Trabalhar em casa permite uma organização melhor do nosso tempo, mas exige compromisso e cumprimento de agenda rigorosamente. Algumas vezes eu trabalho de camisola sim, não nego. Trabalho com uma xícara de café ao lado, uma taça de vinho, dependendo do meu humor. Dá vontade de se jogar na cama após o almoço? Dá sim. Marido chega de repente e dá aquele “xêro” gostoso no cangote, e isso é bom demais. Não rola estresse de trânsito, você fica perto da família, almoça a hora que você quiser, economiza com transporte, faz o seu horário, levando em conta que você tem que ir ao banco, ao supermercado, ao dentista, etc.

A dor e a delícia de trabalhar em casa (7)

As desvantagens? Bom, eu não tenho filhos, mas quem tem crianças em casa precisa se desdobrar porque os pequenos querem (e precisam) de atenção. Outra desvantagem é que você pode trabalhar mais do que se estivesse trabalhando no escritório, caso não se policie. O perigo de nunca se desligar também é imenso. Quando eu penso que parei, toca o WhatsApp e é um cliente. Organizar um horário de atendimento é primordial para o seu negócio dar certo.

A dor e a delícia de trabalhar em casa (4)

A minha dica principal para quem trabalha em casa, ou vai começar a trabalhar é ter um espaço só para isso. Uma mesa com uma cadeira, que seja! Se houver um cantinho na sala, no quarto, no corredor, ou até mesmo na varanda, invista em prateleiras ou nichos, um mural, um gaveteiro e concentre seus objetos de trabalho e seus esforços ali. Não é nada agradável uma impressora na mesa de jantar, um rolo de plástico bolha no tapete da sala ou inúmeras caixas de Correios em cima da cama.

home office2

Eu tenho um bom espaço, um quarto só para trabalhar, onde ficam estantes e prateleiras com meus livros, material de consulta, impressora, documentos, telefone, gaveteiro, revistas, uma bancada grande, cadeira, todo o material do meu ateliê de bijuterias, notebook. Mas confesso que ando me cansando de ficar vendo essas caixas o tempo todo, pastas, rolo de plástico bolha, planilhas, sacolinhas, cartões de visita, adesivos, embalagens de presente, material de escritório… Abri mão de ter um quarto de hóspedes para ter um home office, e quando recebo meus enteados e sobrinhos, os coitadinhos dormem em um colchonete. Isso me dói. Estou pensando seriamente, em breve, alugar uma salinha. Vou deixar algumas dicas para os “home office workers”, que funcionam para mim, coisas que tenho aprendido “na marra”, por experiência própria. Talvez ajudem quem tem um escritório em casa ou quem está começando.

A dor e a delícia de trabalhar em casa (6)

1. Organize seu horário de trabalho. Não precisa ser o mesmo todos os dias, dependendo da sua atividade. Eu, por exemplo, dou aula à noite, logo, entre 18h e 22h, eu não estou em casa. Se for possível, na segunda-feira, por exemplo, você trabalha de manhã e à tarde vai ao médico, passa na feira e na farmácia. Na terça, já que você precisa comparecer a uma reunião pela manhã na escola do seu filho, trabalhe à tarde. Os notívagos devem aproveitar a madrugada, o que é uma delícia.

2. Tenha em mente que, embora você esteja vestida de forma simples, com os cabelos desajeitados e sem maquiagem, você está trabalhando. Deixe isso bem claro, com carinho, para as pessoas que moram com você, a fim de que não a interrompam, caso não seja necessário.

3. Respeite os horários das refeições. Faça as refeições no local das mesmas, e não no local onde você trabalha. Não comprometa a sua saúde.

4. Converse com seus familiares e amigos sobre o seu trabalho. Algumas pessoas pensam que, por estarmos em casa, estamos disponíveis para receber visita ou para longas conversas ao telefone. Seja gentil, porém, assertivo.

5. O pijama é permitido, de vez em quando, mas não se trata do “dress code” oficial de quem trabalha em casa. Acorde, tome banho, tome café, arrume-se de forma simples e confortável para trabalhar em casa. Isso vai ajudar você a entrar na rotina.

6. Não misture as coisas. Procure separar os problemas domésticos do seu trabalho.

7. Procure ter uma cadeira confortável; deixe a tela do computador em uma altura boa para os seus olhos; atenção à iluminação do ambiente; alongue pernas, braços, dedos e pescoço de vez em quando, para evitar problemas de saúde.

8. Dependendo da sua atividade, ouvir uma boa música  enquanto você trabalha, ajuda a relaxar.

A dor e a delícia de trabalhar em casa (1)

E bom trabalho!

Besitos

Flavia


  • Flavinha

    Em 13.Sep.2016

    Obrigada pela oportunidade, querida Ana. Deus te abençoe cada vez mais. Estou muito feliz :)

    Responder

  • Gabriela

    Em 13.Sep.2016

    Adorei as dicas, muito úteis para quem tem blog! http://www.alemdolookdodia.com

    Responder

  • Manuela Lopes

    Em 13.Sep.2016

    Amei as dicas, Flavia! Além de trabalhar com meu blog, sou arquiteta e meu escritório também é em estilo home office. Isso realmente melhorou MUITO na distribuição de algumas tarefas, sem falar que tenho tempo pra fazer coisas pessoas e até ir a médicos e supermercado durante a semana, coisas que eram impossíveis quando eu trabalhava fora.
    Mas preciso ainda me policiar pra não cair nas tentações pela casa. Tb tenho um quarto só pra isso, mas vira e mexe, estou dando uma olhada nas redes sociais ou me segurando pra não ir jogar video game na sala. rs

    Responder

 

PageRank

Conheça nossos produtos