Festas, amor, decoração e harmonia em 160m²

O #acqmvq Inspira trouxe mais um projeto maravilhoso do Arquiteto Igor Miyahara, lembra da sala no estilo “low cost”, onde ele deu dicas de como transformar um pallet em sofá? Pra quem não viu, tá aqui! Hoje mostramos pra vocês o projeto do primeiro imóvel de um casal, que desejavam uma casa que comportasse a funcionalidade do dia-a-dia, áreas de descanso e brincadeiras para suas duas filhas(uma de 9 e outra de 12 anos), e que principalmente  fosse um ambiente acolhedor, para receber amigos e família. O casal adora conhecer novos restaurantes, viajar, mas também adora ficar com a família em casa. A atenção do Igor Miyahara com  cada integrante e com os pequenos detalhes,  tornam esse um projeto muito singular. Confiram:

Minha base para qualquer projeto está fundamentada em “Ambientes Conscientes”, onde cada espaço tem a responsabilidade para atuar àquilo que lhe foi destinado. Enquanto usamos o lavabo somente como lavabo, living somente como living, etc.. conseguimos manter sempre a casa em ordem e harmonia, e equilibramos a energia dos moradores também.

Para todos os clientes, questiono sobre gostos pessoais como música, hobby, comida, cores, etc. Falamos sobre a personalidade de cada um, quem é mais organizado ao mais bagunceiro; De suas qualidades e defeitos. Quase uma terapia em família, onde cada um aponta o que vê no outro; assim consigo me conectar ao seu modo de ver e agir. Brinco que sou meio-terapeuta, meio-decorador, pois a intimidade criada ao longo do processo de projeto e implementação é fundamental para que tenhamos um resultado final com excelência.

 Acredito que a composição de vários estilos, texturas e cores é que trazem sofisticação, identidade e personalidade à cada projeto.  O foco principal está sempre na funcionalidade e praticidade ao dia-a-dia corrido de todos, sem perder a harmonia e equilíbrio, mas principalmente, detalhes pessoais de cada integrante da família para que se sintam parte do projeto.

Os proprietários queriam ambientes mais amplos e integrados e uma decoração urbana, moderna. Sala de Estar e Jantar integrados para receber os amigos, pois gostam de cozinhar ou às vezes chamar um chefe de cozinha para uma noite especial. Essa integração fica por conta da mesa de jantar de 12 lugares, aliado ao sofá, poltronas e ao pequeno terraço que recebem todos confortavelmente. Ela trouxe aconchego pelo toque da madeira natural, além de marcar sua presença no jantar.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (10)Para acolher os amigos, um grande banco, desenhado sob medida em chapa de aço expandida com acabamento rústico, com soldas aparentes, e uma coleção de cadeiras clássicas de designers como Charles Eames, Verner Panton, ou como a orgânica de Philippe Starck, acomodam confortavelmente 12 de seus convidados.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (14)PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (11)

Cada integrante desta família tem gostos totalmente diferentes, por isso criei uma base neutra, onde o cinza é predominante, trazendo também um ar mais urbano e moderno. O destaque fica para a marcenaria em laca amarela, e as obras de arte dão seu toque especial ao projeto.  No início da reforma, adotaram um novo membro para a família, Eiki, um Golden Retriever, que devido à chegada deste novo integrante, optamos por um piso vinilico imitando madeira, que traria a mesma temperatura de cor e ambientação de um piso em madeira natural, porém, sem as problemáticas de manutenção e limpeza que precisariam ser diárias.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (2)

 O grande balcão em granito preto atrás da mesa de jantar, que serve de apoio para os dias de festa, também tem a função de separá-la da cozinha, esta  ganha porcelanato na cor cinza chumbo. A divisão entre cozinha e sala de jantar, além dos diferentes pisos, no lugar da soleira, ganha um rejunte em aço inox escovado que traz ainda mais charme e requinte ao projeto.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (9)

A parede em laca amarela, que além de funcional, é o elemento de destaque central do projeto. O amarelo por ser uma cor feliz e acolhedora, dá as boas vindas da casa.

A parede que dividia a cozinha e a sala de estar foi derrubada, deixando todos os ambientes do primeiro andar integrados. Outra mudança foi o nivelamento do piso das salas de estar e TV, antes separadas por degraus – divisão comum em imóveis antigos.

Além disso, as velhas paredes brancas que tinham detalhes em vermelho foram pintadas de cinza para criar uma base neutra, e o piso de cerâmica foi substituído por um do tipo vinílico que imita madeira, é de fácil manutenção para a limpeza, além de ser um material sustentável.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (6) No andar de cima, onde estão as três suítes – do casal e de suas duas filhas – , a reforma não envolveu mudanças estruturais , só de decoração. Os quartos das meninas ganharam peças coloridas – um com referências musicais, outro com poás e bichos de pelúcia. O apto já contava com armários embutidos nas suítes, por isso optamos pela marcenaria desenhada sob medida para comportar as funcionalidades da casa e integrar à decoração na paleta de cores desejada.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (17)PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (3)

No quarto do casal, um revestimento de tijolinho deu textura à parede. No lugar de um closet ou cômoda convencional, desenhamos um especial em estilo industrial em serralheria, com chapa de aço expandida e madeira de demolição ao gosto do marido. Para a esposa, o banheiro master ficou com sua cara, contemporâneo e minimalista.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (1)PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (16)

A escada para o segundo andar que antes era branca com detalhes rococós, estes foram eliminados e incluída mais uma linha para aumentar a altura do guarda-corpo trazendo mais segurança à família e por fim pintada de preto para conversar melhor com o conceito proposto.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (4)

 Na entrada ao sair do elevador, a arte leve e fluída do artista plástico Giuiliano Martinuzzo, já dá uma dica do que vão encontrar em seu interior. Sua arte caminha pelas paredes do pé direito duplo, dando acesso ao pavimento superior, traz movimento à casa sem agredir a decoração.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (2)

O sofá e as poltronas foram revestidas em sarja na cor cru para se manter neutro ao espaço, assim seu destaque fica por conta das almofadas, que podem ser trocadas a cada mudança de estação. Elas ganharam estampas geométricas, em tecido pet (sustentável e de fácil manutenção) assinados pelo estilista Alexandre Herchcovitch em parceria com a MICASA, de Houssein Jarouche. Adquirimos também uma banqueta em estilo industrial do acervo pessoal da marca, com seus amassados e marcas do tempo, demos à ela uma nova função, como mesa lateral na sala de estar.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (8)

O pequeno terraço, teve seu piso cerâmico azul, padrão do condomínio, escondido por piso em madeira plástica, este material trata-se de um produto 100% reciclado e reciclável, com aparência de madeira natural, aceitando ser furada, serrada, colada, pintada, revestida, aparafusada, pregada como a convencional. A madeira plástica é composta de material completamente sustentável.

Seguindo a linha de consumo consciente para este projeto, reutilizamos pallets no terraço para receber o jardim vertical e horta da casa, que traz aquela energia positiva pela vida das plantas. O destaque neste ambiente, fica para a poltrona multicolorida da KARE, em tubinhos de PVC coloridos, e o barril azul de apoio.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (15)

Atrás da TV na sala de estar podem reparar um pilar pintado na mesma cor da parede, ele na realidade é um armário com portas mimetizadas à meia esquadria, na intenção de não aparecer. Este armário ficou com a função de guardar todos os equipamentos eletrônicos da TV que são interligados por calha embutida no piso levando até o tubo que a sustenta, este suporte giratório permite que se possa vê-la, seja na sala, na cozinha ou no jantar. Este mesmo armário, também é responsável pela subida dos cabos de telefonia e internet ao andar superior. Podemos chama-lo de shaft técnico da casa, onde todos os cabos chegam e se ramificam.

PROJETO IGOR MIYAHARA  - Festas, amor, decoração e harmonia em 160m² - acasaqueaminhavoqueria (5)Fotos: Alessandro Guimarães

ONDE ENCONTRAR O IGOR MIYAHARA?

 Igor Miyahara – (11) 3675-2989 | Site: www.studioim.com.br

Se caso você também quer dar as caras por aqui, é só nos mandar um email com o seu material para:[email protected]

Deixe um comentário

Por favor, deixe um comentário
Por favor, informe seu nome