Faça uma estante com pouco dinheiro!

Sou muito apaixonada por nichos, caixotes e estantes, ainda mais quando o custo é bem baixo e a gente pode fazer no quintal de casa ou no meio da sala do apartamento ne? Pois pronto, sente ai, preste atenção que lá vem história…

Em qualquer home center e madeireiras de médio e grande porte, é fácil comprar a “madeira” já cortada com as medidas que você quiser. Primeiro escolha o local onde você fará a sua estante , pegue uma trena, veja o tamanho ideal de largura x altura do móvel inteiro e depois use essas medidas como referência para saber quantos nichos serão necessários pra montar o quebra cabeça. O ideal é que tenhamos dois tamanhos diferentes de nichos, pra ficar harmônico. É gente, vamos colocar a cabeça pra pensar e fazer conta porque cada caso é um caso ne?! E você faz isso em meia hora. Mas lembrando, o móvel poderá ficar de várias maneiras, já que é só colocar um “quadrado” em cima do outro e ir mudando a ordem quando enjoar =)

Com as medidas do seus nichos, é hora de levar ao setor de cortes de onde você vai comprar e pedir que eles façam todas as chapas pra você. E que material comprar? Vamos lá:

Nesse projeto foi usado o MDP (por mais que no post original tenha dito que é MDF, não é!), que significa painel de partícula de média densidade. É a mesma coisa que um aglomerado, o que não é necessariamente ruim, já que a industria dessas chapas evolui muito, utilizando o material de forma correta tem tudo pra ele durar MUITO, não é a toa que é muito consumido nos EUA. A diferença entre um MDP e o MDF é somente o tamanho da particula de madeira, enquanto o MBP (aglomerado) são particulas, o MDF é só o pó da madeira, os dois são praticamente a mesma coisa, sendo que o MDP ainda é melhor que o MDF  pois as dilatações e contrações que acontecem internamente,  no MDP  “empena” e “entorta” menos do que o MDF. Sem contar que o o MDP é ideal para ser revestido por laminado melaminico, enquanto o MDF é ideal ser revestido de laminas de madeira.

E que laminado melamínico é esse? A famosa “Formica”, esse revestimento branco. Logo, se você quiser uma estante igual, você deve comprar as chapas de MDP revestidas com formica branca (É assim que você vai pedir pro moço).

E como unir as partes pra formar os retângulos e/ou quadrados? Compre cola branca e passe entre as bordas das chapas para uni-las. Mas pra ficar firme mesmo, você vai precisar colocar uns parafusos unindo-as melhor. Então é só pegar uma broca para madeira fininha, fazer o furo pra se guiar e apertar o parafuso. Para cobrir as bordas, fita de bordo é a parada e você pode colar com cola de contato (de sapateiro)! Você compra “a metro” no mesmo lugar que comprou a madeira.

Pode parecer difícil, mas não é, até o Vinico faz, vai na fé que é super intuitivo.

Aqui a belezinha pronta...

E quanto tudo isso vai custar para fazer uma igual a da foto? Em torno de R$250,00 contando com todo o material (madeira, fita de bordo, cola e pregos)…ou nem isso.

Esse valor foi cotado aqui no Ridijanêro.

E olha como uma ideia chama outras, muitas possibilidades…

Um agradecimento especial ao meu amoooor, Leonardo, que trabalha com móveis e madeiras há mil anos e me deu todas as coordenadas desse post.

35 COMMENTS

    • Mario,

      Pelo que vi no post original (com link no post) as madeiras foram cortadas em 3 tamanhos: 30×50,30×30 e 30×70.

  1. A estante é maravilhosa…. e você pode fazer do jeitinho que quiser…. Uma dica de ouro. obrigado.
    Mas eu quero saber o que é isso de LUMINÁRIA GLOBAL!?!? É linda demais gente…
    beijos
    Telma

  2. Assim não vale!

    Marido que conhece muito de marcenaria não está incluso no pacote de 190,00! Como faz??

    Amei a ideia viu?? Quem sabe não convenço o meu marido que entende um pouco?

  3. Além da gritante economia, o incrível é poder ter algo com design único, peculiar, como vc disse.
    Gostei bastante, acho que vou roubar a ideia para incrementar umas mudanças que vou fazer no meu quarto.

    • Tati,

      Vc encontra na leroy ( e lojas do ramo) e na Leo Madeiras(lugar mais barato). Eles cortam na medida certinha!!!

    • Grace, como assim colada na parede?

      São nichos, um em cima do outro, nada é preso ou colado na parede =)

  4. Ana, tou indo amanhã comprar os MDP, poréééém! Fiz os cálculos aqui de área no Corel e não rola em uma só folha exatamente esse que está aí. Vou explicar porquê.
    Dando uma de louco, calculei a área necessária para executar e dá exatos 5,4m2 de MDP e a folha possui 5,03m2 Por um cabelinho de sapo o projeto não dá pra ser todo executado em uma folha. Para fazer tal qual está aí são necessárias duas folhas, ou então, a folha que eles têm lá é de dimensão diferente da nossa. No post a sueca diz que comprou 4 folhas de 2,5m por 0,60m que dá 6m2 de área. Soooo, não rola fazer com uma só folha, tem que ser duas. O que dá pra fazer uma estante bem maior né?

    Abraço!

  5. Meninas, sabe aquelas caixas de frutas de madeira, também dá pra fazer com elas, é só lixa, pintar e acomodar da maneira que preferir, fica lindo também. beijos e adorei o site

  6. ana, pergunta nada a ver com o post… onde comprou essa luminária-globo terrestre coisa linda de deus? estou na vibe luz apagada e mood lamps e PRECISO de uma luminária como a sua!

    blog demais! parabéns 🙂

  7. Não gostei do acabamento das bordas do meu Rack de formica branca, está com um aspecto de mau acabado.O Marcineiro sumiu.Existe alguma fita adesiva branca que eu possa colocar para melhorar este acabamento? Obrigada.

  8. ficou lindaaaaaaaaaa !!!!! estou atras de nichos para fazer 5 espelhos redondo de varios tamanhos ,mas nao acho !!!!tem alguma ideia ????? obrigada

  9. Amei sua nova estante!!!

    Comprei 10 caixas de MDF 30x30x10! Irei pintá-los! Dai quero uni-las. Você as deixou soltas uma em cima da outra ou você usou pregos ou parafusos para uni-las uma as outras?

    Muito obrigada!

    Beijosss…

  10. Olá… muito boa a ideia… eu tenho muita vontade de ter uma estante que eu possa rearranjar quando for necessario. A ideia dos nichos vem bem a calhar 🙂
    Gostaria de saber se os nichos aguentam o peso de livros…. e tb: tenho a impressao que os seus nichos ficaram soltos, nao tem perigo de cair, ja que estao empilhados???

    Abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here